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Durante as entrevistas os porta-vozes devem ficar bastante atentos às perguntas do jornalistas. Não raro, alguns usam do artifício de fazerem afirmações e pedirem ao entrevistados que as confirmem. Em caso positivo, para a audiência, a resposta, boa ou não, será percebida como se "pertencesse" ao entrevistado. Não são poucos os casos de constrangimento deste tipo. Por esta razão, faz-se necessário aos porta-vozes que se mantenham concentrados e atentos aos questionamentos de seu entrevistador. E mais: que não tenham pressa em responder; é preciso pensar para oferecer sempre a melhor resposta. Outro dado importante que deve ser considerado pelos porta-vozes e que tem tudo a ver com a atenção durante as entrevistas é a repetição de perguntas. Jornalistas fazem isso para testar seus entrevistados e verificar se não caem em contradição. Porta-vozes bem treinados, cientes do tema que será abordado, bem como de suas possíveis variações, dificilmente caem nestas "armadilhas". Entram e saem das entrevistas com tranquilidade, independetemente das pressões que possam ter sofrido do seu entrevistador. Em ocasões como estas é que se percebe a importância e a diferença que faz o Media Training. Durante os treinamentos de mídia, estas situações são amplamente discutidas e ensaiadas e todos os treinandos passam por exercícios praticos, que são gravados. Após, todos assistem as gravações e, com auxílio do instrutor, avaliam suas atuações. É impressionamente o efeito positivo deste exercício. A repetição da parte prática, depois da sessão de crítica e auto-crítica, revela uma situação totalmente distinta, com os porta-vozes treinando conquistando seus objetivos: não cair nas armadilhas do entrevistador e passar as suas mensagens-chave para as audiências.



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