1

Barulho oportunista

Posted by Linha de Pipa on 10:48
O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes estavam exultantes ontem à noite com o "sucesso" retumbante da manifestação pública organizada para protestar contra a "Proposta Ibsem", do deputado gaúcho Ibsen Pinheiro, já aprovada pela Câmara, que quer dividir entre todos os Estados da Federação os royalties da exploração do petróleo. De acordo com estimativas oficiais, mais de 150 mil pessoas marcaram presença no evento. E sob uma "tempestade" impressionante. Foi um espetáculo bonito, mas não espontâneo. A maior parte dos presentes foram arregimentados, estimulados e transportados pelas prefeituras do Estado. Não tenho dúvidas de que foram poucos os que se aboletaram de "seus quadrados" por mote próprio. Aliás, a manifestação de ontem mais pareceia uma "showmicio". E o governador Cabral, candidato a reeleição, conseguiu marcar mais alguns pontinhos junto ao eleitorado. A minha opinião, por diversas vezes já expressa neste espaço, é favorável a uma divisão igualitária dos recursos. Entendo, como frisei anteriormente, que os recursos naturais são de todos os brasileiros. E não apenas de alguns poucos. Mas acho que há espaço para negociação, para um "meio termo". Mas os fluminenses, capixabas e paulistas querem tudo. Dar tudo a eles é ser injusto com os outros. E digo mais: acho feia e de baixo nível estas ameaças absurdas de que as Copa do Mundo e as Olimpíadas estão ameaçadas por causa desta pinimba. Com ou sem a "proposta Ibsem" o governo federal terá que colocar a mão no bolso para ajudar a fechar as contas. Infelizmente. Este blogueiro entende que o país tem outras prioridades e estas nada tem a ver com a área esportiva. Acho que o espírito de justiça e solidariedade anda escasso no país!

|

1 Comments


Em ano eleitoral alguns políticos acham que vale tudo. Até showmício! O gov. do Rio de Janeiro utilizou essa "proposta ibsen" para alavancar sua "popularidade" e pressionar o governo Federal.
Mas defendo a tese de que os estados produtores merecem ter fatia maior dos royalties do que outros.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Linha de Pipa All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates